Depois de um certo tempo de uso, é comum que todo e qualquer dispositivo eletrônico fique com bastante poeira ou algum resíduo. Nesse caso é importante ficar atento à este problema, visto que sujeira nenhuma é amiga do seu notebook. Como forma de imundície, a poeira é o agente mais comum, isso porque as entradas do notebook permite…

Depois de um certo tempo de uso, é comum que todo e qualquer dispositivo eletrônico fique com bastante poeira ou algum resíduo. Nesse caso é importante ficar atento à este problema, visto que sujeira nenhuma é amiga do seu notebook.

Como forma de imundície, a poeira é o agente mais comum, isso porque as entradas do notebook permite o acumulo excessivo. E com esse excesso de sujeira, os problemas podem aparecer se o notebook não passar por uma faxina adequada.

Hoje estaremos mostrando várias dicas para você limpar o seu notebook, dessa forma você evita problemas que ocorrem ou possam vir a ocorrer com o seu dispositivo portátil. Mas antes de começarmos o tutorial, vamos listar os materiais necessários para a limpeza do notebook.

Componentes necessários

  • Um pano bem liso ou um pano de micro fibra
  • Lata de ar comprimido ou um aspirador de pó adequado para limpeza de notebook ou pc
  • Água
  • Produto especial para  limpeza de tela LCD (se possível).
  • Pincel
  • Cotonete

Superfície da tampa

Depois de termos conferido os materiais necessários para nossa limpeza, é hora de limpar o nosso notebook. Primeiramente desligue o gadget, depois  feche a tampa do dispositivo, em seguida pegue o pano liso ou de micro fibra e humedeça-o não muito.

Lembrando que se você não possui um pano de micro fibra, nunca utilize um material que solte fiapos, visto que esse tipo de pano pode arranhar a superfície do seu notebook. O ideal é utilizar uma daquelas flanelas de supermercado.

Depois que o pano estiver pouco húmido, passe o na superfície da tampa do notebook de modo retilíneo e sem força bruta. Após ter concluído o processo, repasse-o quantas vezes achar necessário.

Teclado

Essa parte é muito importante, pois o teclado do notebook é um ambiente  na qual o acumulo de poeira é enorme. Aqui usaremos a lata de ar comprimido nos espaços entre as teclas.

Dispare um jato não tão forte na parte interna do teclado do notebook, de modo que a poeira se disperse. Se você não possui uma lata de ar comprimido, o ideal é você adquirir um aspirador de pó específico para este caso.

Você também pode utilizar um aspirado comum, mas primeiramente certifique-se de que a velocidade de sugação não esteja muito forte, pois isso pode causar vários danos ao notebook.

Tela

A tela do notebook é um dos ambientes mais fáceis de limpar, mas é preciso ficar atento a algumas medidas para não ocorrer situações de dano. Quando você for passar o pano na tela, não faça movimentos bruscos, pois a tela do  notebook possui um material  muito sensível.

Para começarmos a limpeza, primeiramente pegue o pano e umedeça-o com água ou algum material para limpeza de monitor LCD, que você encontra nas mais variadas lojas de informática. Passe-o de forma retilínea assim como na superfície da tampa. Como foi dito, fique atento para não forçar o manuseio do pano, pois isso pode acarretar diversos danos.

Passe e repasse por pelo menos 3 vezes, use o pano também na superfície da webcam. Esse mesmo procedimento deve ser feito na região do touchpad e nas bordas que ligam a parte da da tela à parte de baixo do notebook.

Parte traseira e entradas de conexões

Agora iremos fazer o último processo de limpeza do notebook, vamos dar uma faxina agora na parte de traseira do no notebook, mais especificamente  no apoio do dispositivo. Iremos também fazer a limpeza nas portas de entradas do notebook (USB, HDMI, RJ45 etc).

Na  parte traseira do notebook não utilize pano, nesse caso aqui é aconselhável usar apenas o aspirador de pó, nem a lata de ar comprimido é ideal, visto que a sujeira pode ser jogada para dentro do dispositivo.

Depois de ter feito o processo anterior, é hora de passarmos para a parte das portas de entradas. Iremos utilizar aqui um cotonete para dispersar a poeira, use uma unidade para cada porta. Você também pode utilizar a lata de ar comprimido para limpar essas superfícies.

Você também pode utilizar o pincel para realizar a remoção da poeira, para isso, passe primeiramente o cotonete, depois use  o pincel para concluir o processo de limpeza das portas do dispositivo.

Para a saída de ar  é recomendável ficar mais atento, aqui não aconselhamos a utilização da lata de ar comprimido , pois a sujeira acumulada pode ser lançada no ambiente interno do notebook.

Nesse caso utilize apenas o cotonete para remover o excesso, depois se preferir você também pode utilizar o aspirador de pó numa velocidade bem reduzida para assim então sugar  uma boa quantidade da poeira.

Dica importante

Se houver alguma sujeira grudada ao seu notebook, use um cotonete humedecido com água para remoção da mesma. Se o cotone com água não adiantar, molhe a ponta dele com um pouquinho de álcool isopropílico que você encontra em qualquer loja de informática.

Não é aconselhável a utilização de álcool etílico, pois esse material é multi-uso, e se entrar e contato com os circuitos internos pode ocasionar algum tipo de dano temporário ou permanente.

Caso você queira apenas humedecer o cotonete com esse álcool, de modo que ele não respingue nenhum milímetro sequer, talvez você possa obter  sucesso na remoção da mancha. Mas utilize esse processo se a sujeira estiver muito impregnada no notebook.

Lembrando que esse último processo não é recomendado por especialista no assunto, portanto faça  por sua conta e risco. No teste que eu fiz aqui utilizei álcool comum no cotonete para limpar uma sujeira difícil, a remoção foi absoluta e não ocorreu nenhum tipo de dano ao meu dispositivo.

Por: Vagner Carvalho do Blog O Notebook

Anúncios