Google Play oferece milhares de aplicativos gratuitos e pagos para os usuários do Android. Alguns são bem importantes e garantem o bom funcionamento do seu aparelho. Outros não podem faltar para você se manter conectado com as redes socais do momento. Não sabe o que baixar? Então confira a lista dos principais apps para Android

Antivírus AVG

AVG é um dos antivírus mais populares nos dispositivos Android (Foto: Reprodução/Google Play)AVG é um dos antivírus mais populares nos dispositivos Android

O Antivírus AVG é um app gratuito que protege seu dispositivo Android contra ataques de cibercriminosos e vírus da rede. Muitos usuários sabem que devem evitar instalar aplicativos de origem desconhecida e que precisam ter cuidado ao abrir um link, por exemplo. Entretanto, o que todos devem ter em seu aparelho é um antivírus.

Quando instalado no seu smartphone ou tablet, o aplicativo atuará para defender os gadgets contra vírus, malware, spyware e mensagens de texto danosas. O programa ajuda a manter seus dados pessoais a salvo e promete um melhor desempenho do celular, já que detecta aplicações que estejam travando o dispositivo.

O AVG também oferece segurança contra roubos, rasteando o aparelho através do Google Maps. Além disso, ele faz o dispositivo tocar, mesmo se estiver configurado no modo silencioso. O aplicativo é gratuito, mas também oferece uma versão paga com alguns recursos a mais.

Clean Master

O aplicativo limpar aplicações indesejadas do smartphone e aumenta a performance do aparelho (Foto: Reprodução/Google Play)Clean Master limpa o smartphoe e aumenta a sua performance

Quer mander o sistema do seu Android limpo? Então conheça o Clean Master, um aplicativo que ajuda a deletar o que não é mais necessário na memória do seu gadget.

Após a instalação, ele oferece recursos para limpar o cachê das aplicações, ficheiros sem uso, ficheiros residuais e histórico de procura. Além disso, o app desinstala aplicações e transfere arquivos para o cartão de memória de forma simples.

Uma das vantagens de ter o Clean Master, é que ele pode ajudar a aumentar a performance do aparelho excluindo dados ocultos que pesam no sistema, além de economiza bateria ao liberar mais memória RAM. Disponível em 27 idiomas, o aplicativo é gratuito para download.

Dropbox

Dropbox é um serviço de computação em nuvem (Foto: Reprodução/Google Play)Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem

O Dropbox é um aplicativo gratuito que sincroniza automaticamente todas as suas fotos, documentos e vídeos do seu dispositivo móvel para o armazenamento em uma nuvem.

Mas o que significa isso? Para simplificar, o sistema funciona como se fosse uma memória “externa” na rede, que não consome o espaço do seu smartphone ou tablet.

Dessa forma, você pode guardar com segurança e acessar quando quiser todos os arquivos do seu celular, em qualquer outro dispositivo que tenha acesso à Internet.

QR Droid

QR Droid é um aplicativo essencial para os dispositivos móveis (Foto: Reprodução/Google Play)QR Droid é um aplicativo essencial para os dispositivos móveis

Os registros em QR Code estão cada vez mais sendo utilizados no dia a dia, Seja para guardar qual é a vaga do seu carro até acessar as informações de alguém pelo cartão de visita.

Com esse aplicativo, o QR Droid, você pode ler esses códigos em seu smartphone ou tablet Android, utilizando a câmera do seu gadget. Basta posicioná-lo na frente da lente e aguardar o registro completar.

Além do QR Code, o app escaneia também código de barras e Datamatrix. Com ele fica mais fácil aproveitar promoções, assistir vídeos exclusivos de revistas, acessar websites quando estiver na rua e muito mais. É possível também criar, usar e compartilhar dados por meio do QR Droid. O aplicativo é gratuito para download.

Waze

Waze é o aplicativo de mapeamento de rota mais famoso do mundo (Foto: Reprodução/Google Play)Waze é o aplicativo de mapeamento de rota mais famoso do mundo

O Waze é o aplicativo mais famoso de mapeamento de rotas e conta com mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo. O serviço fornece mapas com dados em tempo real, como engarrafamentos, acidentes, indicam postos de gasolina mais próximos da sua localização, blitz policiais e qualquer outro evento na sua rota. Assim, os motoristas aprimoram o percurso, economizam tempo e evitam trajetos com trânsito.

O aplicativo funciona como um GPS, mas de forma colaborativa: os motoristas enviam alertas sobre acidentes, perigos, vias bloqueadas e congestionamentos e recebem também essas informações dos outros motoristas. Tudo em tempo real e navegação completa guiada por voz. O Waze é gratuito e também altera automaticamente a rota quando as condições da via mudam, além de oferecer diversos outros recursos.

Aplicativos de e-mails

A troca de mensagens via e-mail é uma das ferramentas mais “tradicionais” da Internet. Vários serviços comprem a função de enviar e receber e-mails, como OutlookGmailYahoo! Mail. Para facilitar a vida dos usuários Android, eles criaram também aplicativos para acessar sua caixa de e-mail pelo smartphone ou tablet.

Aplicativos de bancos

Atualmente, quase todos os bancos oferecem aplicativos para que seu cliente acesse sua conta via dispositivo móvel. Como exemplo temos o BradescoBanco do BrasilItaúSantander e HSBC. Todos dispõem de recursos tradicionais que facilitam o dia a dia dos usuários, como consultar extratos e saldos, pagar contas, fazer transferências, contratar empréstimos, solicitar talões de cheques e muito mais. Além disso, a câmera pode ser utilizada para fazer a leitura dos códigos de barras presentes nos boletos. Vale lembrar que só se deve instalar um aplicativo original, fornecido pelo próprio banco.

Shazam

Shazam (Foto: Reprodução/Google Play)Shazam reconhece a música que está tocando

Sabe quando você está em um restaurante e toca aquela música que você quer saber o nome? Então, o Shazam pode te ajudar nessa missão. O app reconhece a música, cantor ou banda que a interpreta a melodia. Além disso, ele disponibiliza todos os conteúdos multimídia sobre a música como vídeos e clipes.

No aplicativo também é possível comprar faixas no Amazon MP3 e ouvir a música no Rdio ou Spotifya. E ainda, guardar a pesquisa em favoritos e compartilhar no Twitter, Facebook e Google+.

 

Twitter

O microblog também tem um aplicativo versão Android (Foto: Reprodução/Google Play)O microblog também tem um aplicativo versão Android

O Twitter é uma rede social para mensagens rápidas de até 140 caracteres. Para ter um acesso mais rápido, ele produziu também seu aplicativo próprio,  já utilizado há algum tempo pelos usuários. Ele é ágil, atual e notifica as atualizações no seu smartphone ou tablet Android.

Ainda é possível atualizar seu status do momento e enviar mensagens privadas para os seus amigos. Todas as ferramentas do site em uma versão portátil e prática, disponíveis nesse aplicativo gratuito para download.

 

Facebook

Facebook é a maior rede social do mundo (Foto: Divulgação)Facebook é a maior rede social do mundo

O aplicativo do Facebook já é tão indispensável que a maioria dos Androids já vem com ele instalado.

O programa possui praticamente todas as funcionalidades da versão web e envia notificações sobre as atualizações da sua timeline: se algum amigo comentou ou curtiu algum post seu ou se alguém enviou uma solicitação de amizade, por exemplo.

Caso o seu aparelho não venha com esse aplicativo é possível, assim como todos os outros, baixá-lo gratuitamente. A vantagem é que ele está sempre sendo atualizado, o que garante uma experiência de uso sempre melhor.

Instagram

A rede social de compartilhamento de foto mais famosa do momento (Foto: Divulgação)A rede social de compartilhamento de foto mais famosa do momento

Criado em 2011, o Instagram revolucionou o compartilhamento de fotos. Hoje possui mais de 130 milhões de usuários e é a rede social de imagens mais famosa do mundo. Nele é possível personalizar fotos e vídeos, além de oferecer suporte para aplicar diversos efeitos de filtros nas imagens.

Na rede, você pode seguir e ser seguida por seus amigos e familiares, além de compartilhar momentos por meio de fotos de forma rápida e prática.

É possivel realizar filmagens e fotografar diretamente pelo aplicativo ou fazer o upload da galeria do seu aparelho. O Instagram também permite que você compartilhe instantaneamente a foto ou vídeo postado em outras redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Foursquare.

Foursquare

Foursquare (Foto: Reprodução/Google Play)Foursquare envia sua localização para seus amigos

O Foursquare é outro aplicativo indispensável e muito útil no Android. Ele permite que você poste e compartilhe a sua localização com seus amigos e pesquise estabelecimentos, como bares, restaurantes, lojas e bancos, na região que você está.

O popular “check-in” pode ser compartilhado nas diversas redes sociais. Como todos os outros apps desta lista, o Foursquare é gratuito e já possui mais de 25 milhões de usuários.

 

 

Viber

O Viber permite a troca de mensagens e ligações telefônicas gratuitas entre seus usuários (Foto: Divulgação)O Viber permite a troca de mensagens e ligações gratuitas

O Viber permite o envio de torpedos e tem suporte para chamadas gratuitas entre os seus usuários. Além disso, é possível enviar fotos e vídeos para os amigos.

No app você não precisa adicionar nenhum contato: o número do seu ceulular funciona como ID e faz a sincronização com a agenda do seu smartphone, detectando todos os que usam o aplicativo.

Vale ressaltar que as trocas de mensagem e as ligações só podem ser feitas entre os usuários que tenham o app instalado. O Viber é totalmente gratuito, não contém anúncios e está disponível em diversos idiomas, inclusive português.

WhatsApp Messenger

WhatsApp é o aplicativo de chat mais popular do mundo (Foto: Reprodução/Google Play)WhatsApp é o aplicativo de mensagens bem popular

O WhatsApp é o mais famoso aplicativo de bate-papo, apesar de não realizar ligações como o Viber. O app oferece um serviço de mensagens multiplataforma para smartphones com conexão de Internet, 3G ou Wi-Fi.

Ele também permite o compartilhamento de fotos, vídeos, mensagens de voz e bate- papo em grupo. Depois que esse aplicativo virou moda, muitos deixaram de trocar torpedos SMS com seus colegas.

O aplicativo também sincroniza automaticamente a agenda do seu smartphone, incluindo as pessoas que também instalaram o WhatsApp na lista de contatos. O primeiro ano de uso é grátis. Após este período é cobrada uma taxa anual de US$ 0,99 (R$ 2,25).

Hangouts

Hangout é o serviço de bate-papo do Google (Foto: Divulgação)Hangouts é o serviço de bate-papo do Google

O novo serviço de bate-papo do Google, o Hangouts, também já tem o seu aplicativo para Android. Nele é possível conversar entre duas ou mais pessoas, enviar fotos e chamadas de vídeos gratuitas com até dez amigos.

O app oferece também centenas de emoticons para enfeitar suas mensagens e conta com histórico de conversas, arquivos compartilhados e vídeo chamadas.

Ele é gratuito e já está disponível para qualquer usuário que já tenha uma conta Google.

 

Facebook Messenger

Facebook Messenger (Foto: Reprodução/Google Play)Facebook Messenger é dedicado para o chat da rede social

O Facebook possui um aplicativo dedicado para chat, o Facebook Messenger. Nele é possível conversar com os seus amigos da rede social mais famosa do mundo, enviar e receber recados, mensagens de voz e compartilhar fotos, imagens e links.

Além disso, o aplicativo oferece diversos stickers, smileys e muitos outros emoticons. como no app tradicional, o Messenger tmabém envia notificações sempre que algum contato enviar uma mensagem ou compartilhar algum arquivo.

 

Skype

Skype (Foto: Reprodução/Google Play)Skype faz vídeo-chamadas gratuitas

Outro famoso serviço de video-chamas e chat, o Skype, também tem o seu aplicativo para dispositivos Android. Ele oferece todos os recursos da versão web: troca de mensagens de textos, chamadas de voz e de vídeo gratuitamente usando Internet 3G ou Wi-Fi. E ainda permite ligações telefônicas nacionais e internacionais, com custo mais baixo do que o valor oferecido pelas operadoras. O Skype tem mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo e pode ser baixado gratuitamente.

Depois de todas essas dicas de aplicativos você já pode correr para o TechTudo Downloads e turbinar o seu dispositivo novos apps.

Anúncios